NOTÍCIAS

Setembro Verde é o mês de prevenção ao câncer no intestino



 

Também conhecido como câncer colorretal, este tipo de câncer está entre os três primeiros mais comuns no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão e mama. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer de cólon e reto matou mais de 862 mil pessoas somente no ano de 2018.

No final de agosto, esse tipo de câncer ficou ainda mais conhecido por ter sido responsável pela morte do ator Chadwick Boseman, que interpretou o personagem Pantera Negra, nos cinemas.

Segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer, são estimados de 2020 a 2022 aproximadamente 40 mil novos casos de câncer colorretal no país. 

Estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam ainda que este é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo entre as mulheres acima dos 65 anos. Estima-se também que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 36.360 novos casos de câncer colorretal (17.380 em homens e 18.980 em mulheres) no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,90 para cada 100 mil mulheres.

Segundo especialistas, o câncer de colorretal tem origem, na maior parte das vezes, genética, mas os hábitos alimentares também têm grande responsabilidade pela formação de tumores.

Por isso, Setembro é um mês dedicado à conscientização e prevenção. É o Setembro Verde!

De acordo com a nutricionista Socorro Coelho, para prevenir é preciso mudanças de hábitos alimentares e exames de rotina, principalmente para quem tem casos da doença na família. 

Segundo a nutricionista, devemos evitar alimentos enlatados, gordurosos e investir em alimentos ricos em fibra, naturais e não esquecer de consumir muita água! 

 

 

 

 
 
 
What do you want to do ?
New mail
 






Autor: ascomoncocenter
Criado em: 09/09/2020
Atualizado em: 09/09/2020
Comentários: 0








Voltar para Notícias